domingo, 2 de janeiro de 2011

azulejos urbanos no ateliê - texto oscar d'ambrosio

montagem dos azulejos no ateliê - Caiowaa 1005

Olhares recortados

            A discussão do espaço é fundamental na poética da artista plástica Rosilene Fontes. No seu trabalho de pintura, por meio de sucessivas camadas, instaura um universo visual em que as cores são articuladas de maneira geométrica, mas com um intenso movimento obtido por vibrações que impedem a uniformidade.
            Quando realiza fotografias, a sua formação de arquiteta é denunciada na forma como seleciona as imagens, com especial devoção pelas linhas retas e massas de cor, assim como pelas combinações possíveis entre elementos semelhantes em termos de impacto e textura, como o reflexo num prédio espelhado e a fluidez da água  ou do céu.
            Um passo importante em sua jornada foi a associação dos aspectos mencionados em trabalhos nos quais, em propostas de montagem criativas, coloca lado a lado  imagens fotográficas a pinturas. A questão da cor se torna central como expressões de um mesmo pensar sobre o significado dessas duas formas de representação.
            Seus trabalhos mais recentes são pesquisas a partir do universo fotográfico em que faz uso da repetição de um referente para constituir superfícies azulejadas plenas de impacto e de mistério. Pode-se mergulhar nesse projeto pela observação atenta da figura originalmente fotografada e sua replicação ou no resultado final.
            Os dois caminhos são igualmente importantes para penetrar numa estética caracterizada pela delicadeza da construção. A regularidade da elaboração, que evoca a padronagem de tecidos, traz um lirismo peculiar, ainda mais quando é enfatizado o uso dos espaços em branco.
            Desse raciocínio, merecem especial menção as criações feitas a partir de fotografias em Paris. A Torre Eiffel aparece onipresente de várias maneiras. Com maior ou menor evidencia, ela cristaliza um pensar sobre o espaço que recorta e desdobra imagens oferecendo uma visão de mundo poética, plena e diferenciada.

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

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