sábado, 1 de janeiro de 2011

livro objeto - pão - 2007








Com o tema “pão” este livro-objeto foi uma experimentação. O livro foi sendo construído através de fotos de viagens, lugares que lembravam pão, sonhos de infância, frases, que intitulei de “o pão nosso de cada dia” e fotos que lembravam  miséria, fome, religiosidade, o dia a dia de batalha e sobrevivência  que chamei de “o pão que o diabo amassou”. Um resumo da vida cheia de enganos e ilusões que faz o nosso dia a dia.
Na construção do livro coisas curiosas como uma foto que tirei de um mendigo com um gato em NY e uma foto que encontrei do presidente Lincon com um cachorro, a mesma postura.  O mesmo presidente que estava do lado do  povo na guerra civil norte americana “o pão venceu o algodão”.

No livro-objeto, a narrativa literária é substituída por uma narrativa plástica. A estrutura livro passa a ser capturada pela estrutura plástica, vemos nascer uma outra forma expressiva que não se prendem a padrões de forma ou funcionalidade, extrapolam o conceito livro rompendo as fronteiras comumente atribuídas aos livros de leitura para se assumirem como objetos de arte. Proporciona não só prazer intelectual através de seu texto, mas também prazer táctil e visual. Pode-se abrir aleatoriamente o livro e  fazer uma leitura ao acaso, como em um livro de poemas.

2 comentários:

  1. Lindo trabalho! Estou fazendo um pequeno post sobre livros-objeto no meu blog e foi ótimo encontrar a sua obra por aqui! Adorei! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Leilinha, que bom que gostou. Vou olhar o seu blog, pois adoro livros objetos.
      bj

      Excluir